Pages

sábado, 20 de março de 2010

Sonorização automotiva


Se por um lado ninguém tem os escutadores nos joelhos, por outro não existe um interesse tão expressivo pelos auto- falantes posicionados na direção das nossas orelhas.
De um modo geral é muito comum perceber que os auto-falantes estão dispostos na direção dos nossos joelhos, isso porque na verdade é o local que "sobra" na hora de se desenvolver o projeto como um todo.
Locais como as portas, parte inferior do painel, sempre são locais mais favoráveis para a instalação destes equipamentos. Também porque é mais fácil de se manusear.
Mas a melhor acústica é proveniente dos auto-falantes traseiros.
Especialmente quando estiverem alojados nos tampões traseiros e com todo o espaço do porta-malas livre. Porque?
Isso se deve ao fato de que os auto-falantes posicionados em um ângulo de inclinação que confere o direcionamento do som para as nossas orelhas, faz com que o som seja mais perfeito pelo formato de uma concha.
O segundo motivo principal é pelo fato de que todo o espaço do porta-malas serve como uma espécie de caixa acústica.
Um bom exemplo disso é o Fusca, isso mesmo, o velho e bom Fusquinha. Ele tem um porta-malas que é uma verdadeira vergonha quando assim denominado, mas que pelo seu tamanho e pelo formato dos tampões traseiros, conferem o posicionamento dos auto-falantes em um ângulo em torno dos 45 graus. O espaço vazio que fica abaixo deles serve como uma espécie de caixa acústica conferindo a melhor definição dos graves.
Outro veículo com muita capacidade de proporcionar bons efeitos sonoros é o Opala duas portas, que também conta com um ângulo em forma de concha na parte traseira.

0 comentários:

Postar um comentário