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quinta-feira, 25 de março de 2010

Motor de partida


O motor de partida, também denominado motor de arranque, é um componente que não tem um tempo de vida útil estimado por quilômetros de rodagem e sim por número de vezes que é acionado.
Em geral, o motor de partida suporta média de 50.000 partidas.
Se um motorista fizer uso do veículo com atividades de vendas, por exemplo, está sujeito a acionar o motor de partida mais de 60 vezes durante o dia, o que lhe trará transtornos com este componente em menos de um ano.
Isso porque o motor de partida que é acionado mais de 20.000 vezes em menos de um ano, sofre maior aquecimento e desgaste mais acentuado do que um motor de partida que é acionado 30.000 vezes em seis anos.
Quando acionamos o motor de partida, ele sofre um leve aquecimento dos seus componentes, algo que provocará desgaste mais acentuado do que o normal se este movimento vier a ser repetido sucessivamente.
Veículos que não contam com o câmbio automático, são capazes de fazer com que o motor gire ao se engatar uma marcha e soltar a embreagem levemente.
Neste sentido, o motor irá girar e se a chave estiver ligada, o motor entra em funcionamento.
Esta medida em casos de extrema necessidade, pode provocar transtornos para o motorista com a quebra do câmbio, quebra da correia dentada, provocando a queima incorreta e até o prejuízo no motor, desgaste do embuchamento da suspensão, entre outros.
Veículos que são dotados de câmbio automático, não estão sujeitos a este transtorno, uma vez que se o motor de partida não funcionar, o veículo não tem outra opção de funcionamento.
Como um dos defeitos comuns, temos a falha no impulsor de partida.
O impulsor de partida funciona como uma catraca de bicicleta, em um sentido ele trava e no sentido oposto gira livremente.
No sentido do travamento, o impulsor é empurrado para frente travando no volante do motor, fazendo o motor girar e criar condições para as explosões nas câmaras de combustão.
Alguns possuem nove dentes e nove esferas internas. Combinam em 81 posições diferentes. Se um dos dentes e uma das esferas estiverem mais gastos, farão com que ao parar nesta posição, o motor de partida gire livre sem funcionar o motor. Se assemelha a uma furadeira ligada.
Se o número de posições for aumentada, ou seja, mais dentes gastos e mais esferas, irá aumentar a freqüência do defeito.
Outro defeito pode ser ocasionado pela falha no solenóide (automático de partida), que pode não conferir nenhum movimento ao motor de partida.
Neste caso, pode ocorrer o travamento parcial, o que pode ser resolvido ao se dar uma leva batida no automático com uma madeira (de preferência), pois outros materiais podem danificar gravemente o equipamento.
Também como defeito, pode ocorrer o desgaste acentuado das escovas de carvão, neste caso, se não houver nenhum movimento no motor de partida, algumas batidas no corpo do componente (preferencialmente leves e moderadas), com algum objeto não metálico, podem fazer com que o motor de partida "destrave", entrando em funcionamento.
Mas em qualquer destas situações, ao primeiro sinal de defeito, o veículo deve ser imediatamente consertado.
Outra situação mais grave pode ocorrer com a queima parcial do induzido (eixo), mas neste caso, não haverá solução e o mesmo precisará ser reparado sem nenhuma alternativa de funcionamento

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